A FAPEU
Sustentável


As ações de sustentabilidade da Fundação de Amparo à pesquisa e Extensão Universitária enceraram em 2015 com o projeto Recicla FAPEU.
Este projeto tem como objetivo promover ações de soluções e descarte de resíduos sólidos em três categorias, orgânicos, recicláveis e rejeitos.

A FAPEU é uma fundação que preza pela preservação do meio amiente e se preocupa com a sustentabilidade, o Recicla FAPEU, além de propiciar conheciemento e conscientização ambiental, reduz o volume doS residuos destinados aos lixões ou aterro sanitários.

Além da coleta e descarte adequados, o projeto desenvolve a comercialização de parte do material reciclável (papeis e papelões) em prol de ações coletivas revertidas aos funcionários da FAPEU.

 

Conheça a Comissão do Recicla FAPEU: Karla Maria da Silveira, Nicoly Mafra, Maurício Alvez Anselmo. 

 

Além do projeto recicla FAPEU, conheça nossos outros projetos de sustentabilidade promovidos pela fundação:

 

Ecobag:

Você sabia?

Uma sacola plástica sozinha causa pouco estrago, mas o consumo excessivo estimulado pela gratuidade e disponibilidade tem grande impacto ambiental.

No mundo são distribuídas de 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas por ano. Já no Brasil, estima-se o consumo de 41 milhões de sacolas plásticas por dia, 1,25 bilhão por mês e 15 bilhões por ano.

Ao completar 40 anos, a FAPEU presenteou funcionários e clientes com uma bonita e ecologicamente correta sacola reciclável.

 

Queremos chamar a atenção para os danos ambientais que o uso excessivo de sacolas plásticas tem causado ao planeta e ao cotidiano das pessoas; promovendo o consumo consciente de sacolas plásticas, incentivando o descarte correto e estimulando a adoção de alternativas mais sustentáveis para o transporte de compras e acondicionamento de lixo.

 

 


CANECAS FAPEU:

Tem como objetivo a campanha para reduzir o consumo de copos plásticos descartáveis na Fundação, incentivando a utilização da caneca reutilizável. Todo colaborador que engrese na Fundação recebe uma caneca no seu 1º dia de trabalho.


Eficiência Energética:

A campanha tem por objeto fomentar a redução no consumo de energia elétrica no prédio da Fundação, tendo em vista os custos ambientais e econômicos ligados à ela, por meio da diminuição do desperdicio. Para coloca-lo em prática foi realizada uma palestra com o Professor do curso de engenharia elétrica, João Carlos dos Santos Fagundes.
Em conjunto foram distribuidos folders, cartazes e adesivos com dicas para economizar energia. 

 

 

Ponto de Entrega Voluntária de Vidros – PEV


A FAPEU juntamente com a FEPESE aderiram ao programa municipal de doação de mobiliário para limpeza urbana com a doação de um Ponto de Entrega Voluntária de Vidros – PEV localizado no Centro de Cultura e Eventos, no campus da UFSC.


Com a doação, a Fundação auxilia a Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap) a expandir para o bairro trindade a rede de PEVs de Vidro.


Lá é possível descartar os seguintes itens com toda a segurança e praticidade: garrafas de bebidas, potes de alimentos, frascos de cosméticos, frascos de medicamentos, copos e taças de vidros.


O vidro é um material 100% reciclável e a separação na origem facilita a coleta pública, evitando danos ao equipamento e acidentes com garis.

 

 

 

Endereço: UFSC - Campus Reitor João David Ferreira Lima - Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
CEP 88040-970 - Caixa Postal 5153 - Tel: (48)3331-7400. Fax: (48)3234 0581. contato@fapeu.org.br
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados