A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 23/08/2017 à 03:08:46
Por: Camila Costa da Cunha
Pesquisadores do Projeto MAArE lançam livro de divulgação científica sobre a Reserva do Arvoredo
O Projeto conta com três anos de pesquisa

Durante três anos os pesquisadores do Projeto de Monitoramento Ambiental da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo e Entorno (MAArE/UFSC), mapearam dados biológicos e oceanográficos deste patrimônio natural do estado de Santa Catarina. Alguns dos resultados desta pesquisa já podem ser conferidos no livro que será lançado nesta quarta-feira, 23 de agosto no Centro Integrado de Cultura (CIC) a partir das 19h.

O livro conta com os principais resultados dos três anos de monitoramento na reserva, escrito em linguagem de divulgação científica e ilustrado por fotografias, desenhos artísticos e infográficos, incluindo ainda o alerta para o risco da ação humana no local. O livro estará disponível para download na página do projeto: http://www.maare.ufsc.br/

Além do livro será lançado também um portal de monitoramento marinho, que tem a finalidade de receber, armazenar e disponibilizar à sociedade os dados biológicos e oceanográficos coletados durante o projeto. Outras Unidades de conservação e outros projetos também poderão usar o sistema para armazenar e utilizar dados de monitoramento ambientais.


O Projeto

O MAArE é resultado de uma condicionante ambiental do Processo de Licenciamento dos Campos Petrolíferos de Baúna e Piracaba, na Bacia de Santos, a cerca de 300 quilômetros da costa de Santa Catarina. O Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) solicitou que a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo (Rebio Arvoredo), localizada entre Florianópolis e Bombinhas, fosse estudada como subsídio à gestão da Unidade de Conservação que possui uma área de 17.600 hectares − aproximadamente 40% do tamanho da Ilha de Santa Catarina. O Projeto é coordenado por pesquisadoras do Departamento de Ecologia e Zoologia da UFSC e recebeu apoio administrativo sob responsabilidade da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU).

Endereço: UFSC - Campus Reitor João David Ferreira Lima - Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
CEP 88040-970 - Caixa Postal 5153 - Tel: (48)3331-7400. Fax: (48)3234 0581. contato@fapeu.org.br
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados