A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 14/08/2017 à 04:08:35
Por: Camila Costa da Cunha
Cooperação internacional para alimentar tilápias
Projeto em parceria com a FAPEU

Em 2016, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e extensão Universitária (FAPEU) uma pesquisa inovadora começou a ser desenvolvida no Laboratório de Nutrição de Espécies Aquícolas, na Univerdida Federal de Santa Catarina (UFSC). O estudo conta com a avaliação de dois aditivos alimentícios para peixes da especie tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticos). Os alimentos são produzidos a partir de algas e leveduras pela empresa americana Biotecnologia Alltech.

Conheça melhor a tilápia

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura ( FAO na sigla em inglês) a tilápia-do-nilo faz parte do segundo grupo de peixes mais produzidos pela aquicultura. Esse peixe se adapta a diversas condições climáticas e por esse motivo ele está presente nas atividades econômicas de 135 países. No Brasil, a tilápia lidera entre os peixes de água doce criados em cativeiros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A região sul lidera entre os produtores.

Projeto

O projeto está sendo executado em Florianópolis no Laboratório de Nutrição de Espécies Aquícolas (Labnutri/UFSC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Aquicultura, por uma equipe de sete alunos de doutorado e três de mestrado. “Ficamos muito orgulhosos por termos sido escolhidos como único laboratório brasileiro de aquicultura a fazer aliança com a Alltech”, diz a coordenadora do projeto, Débora Machado Fracalossi. O acordo entre o Laboratório de aquicultura e a empresa Alltech tem validade de cinco anos. Para Débora a grande vantagem de um acordo prolongado é que dá para aprofundar melhor a pesquisa.

Coordenadora do projeto

 

 

Endereço: UFSC - Campus Reitor João David Ferreira Lima - Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
CEP 88040-970 - Caixa Postal 5153 - Tel: (48)3331-7400. Fax: (48)3234 0581. contato@fapeu.org.br
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados