A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 09/02/2020 à 11:02:43
Por: assessoria
Projeto de terceira idade apoiado pela Fapeu vai abrir inscrições para atividades
Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) estará com inscrições abertas nos dias 18, 19 e 20, pelo site net.ufsc.br, para as atividades que serão desenvolvidas a partir deste semestre.

Nos próximos dias 18, 19 e 20, o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (Neti) estará com inscrições abertas pelo site net.ufsc.br para as atividades que serão desenvolvidas a partir deste semestre. Programa de extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Neti tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) na execução do edital de inscrições e na gestão financeira do projeto.

As atividades são desenvolvidas na sede do Neti, localizada no campus da UFSC, e em Centros de Ensino da universidade. Atualmente, aproximadamente 500 idosos estão inscritos em 30 atividades. As atividades ocorrem uma vez por semana, no período de duas horas, e em cada semestre são 15 encontros. Os facilitadores são professores da universidade e voluntários. Entre as atividades oferecidas estão aulas de línguas, como inglês, espanhol, italiano ou alemão. A lista deste semestre será divulgada no dia 13, a partir das 14h, em www.neti.ufsc.br.

A taxa de inscrição será de R$ 70 por atividade, com cada candidato tendo direito a cursar, no máximo, duas opções por semestre. No ano passado, o Neti ofereceu 24 atividades no primeiro semestre, entre cursos, oficinas e línguas estrangeiras para iniciantes e em níveis de conversação e intermediário, totalizando 554 vagas. No dia 7 terminou o prazo para rematrículas nas atividades com a duração de dois ou mais semestres.

As aulas são presenciais e abertas para a comunidade. São requisitos ter idade igual ou superior a 50 anos, informar CPF, endereço residencial completo, telefone para contato e número de WhatsApp, além da indicação de um contato para situações de emergência. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet e as vagas, limitadas por ordem de inscrição. As aulas do primeiro semestre ocorrerão de 16 de março a 26 de junho, e a tradicional aula inaugural está marcada para 11 de março, às 14h30min, no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE) da UFSC.

Conquistas

Programa de extensão da UFSC criado em 3 de agosto 1983 por iniciativa das professoras Lúcia Hisako Takase Gonçalves e Neusa Mendes Guedes, o Neti é a primeira Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati) do território brasileiro. “Desenvolvemos no Neti, a educação não-formal, que se caracteriza pelo encontro de gerações, a ocorrência de ações e experiências em espaços e tempos mais flexíveis não restritos aos fixados por órgãos reguladores”, explica a coordenadora Maria Fernanda Alonso da Costa. “A educação não-formal acontece com o compartilhamento de experiências, em espaços e ações coletivas e cotidianas”, acrescenta.

Um dos mais expressivos resultados conquistados pelo Neti nos últimos anos foi a história da senhora Maria Moraes Andrade. Aluna do Neti, ela se alfabetizou aos 62 anos e em novembro do ano passado, aos 78 anos de vida, lançou seu primeiro livro, “Da Enxada pro Lápis”. Escrito desde 1999, quando dona Maria começou a ler e a escrever no Sesc da cidade de Ariquemes, em Rondônia, no Norte do país, a obra contém 132 poemas. O Neti sediou a sessão de autógrafos do livro e ficou lotado em uma tarde muita emoção e muitas histórias.

O projeto de Alfabetização de Adultos no Neti começou a ser idealizado em 2007, por iniciativa da professora de Pedagogia da UFSC, Maria Hermínia Laffin, que, na ocasião recebeu apoio do então secretário municipal de Educação e ex-reitor da UFSC, Rodolfo Pinto da Luz, para levar a ideia adiante. Em 2009, o EJA veio para o NETI e em 2015, o Ceja.

Mais informações sobre o Neti também em Facebook em @netiufsc e no Instagram, @neti_ufsc

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados