A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 24/08/2017 à 03:08:11
Por: Camila Costa da Cunha
Uma solução tecnológica para atenção básica de saúde
Modelo de informatização desenvolvido na UFSC ajuda o SUS a prestar melhores serviços

Um modelo de informatização desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) auxilia o SUS a prestar melhores serviços a população. O e- SUS AB (Atenção Básica) consiste em um novo modelo informatizado para atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Esse sistema permite a atualização permanente das informações estrátegicas na área, facilitando a gestão integrada das políticas públicas. A solução tecnológica é gratuita e já está em uso em quase 100% dos municípios brasileiros, com proveitos concretos para a sociedade.


Conheça as características da AB

O modelo de informatização possui um alto grau de descentralização e capilaridade. Até pouco tempo atrás, as informações eram fragmentadas, hoje, a qualidade de serviços e a abrangência de cobertura gerou uma vasta quantidade de informações.


FAPEU e AB

O Ministério da Saúde iniciou esse projeto em 2011 e coube à UFSC desenvolver todo o modelo de informatização, incluindo softwares para as distintas necessidade de atendimento. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU) assumiu a responsabilidade de execução do projeto, constituindo uma equipe de profissionais e bolsistas coordenados por professores. A equipe que desenvolve o e-SUS AB conta com 114 pessoas, sendo que mais de 70% dos colaboradores são acadêmicos da UFSC.

Projeto

"O projeto tem grande impacto sobre a qualidade dos serviços de saúde em aspectos como a desburocratização, que aumenta o fluxo de atendimento nas unidades, e a organização do trabalho com a agenda informatizada",diz Raul Sidnei Wazlawick, coordenador do projeto. Todos os dados enviados para o Centralizador Nacional são processados e disponibilizados na plataforma nacional do Sistema de Informação em Sáude para a Atenção Básica (Sisab), com acesso disponível aos gestores das esferas federal, estadual e municipal de governo.

Porto Alegre e Uberlândia (MG) compartilham o posto de primeiras capitais na adoção dos prontuários eletrônicos do e-SUS AB. Com esse sistema, espera-se aumentar a qualidade das informações tanto para as decisões clínicas quanto as de gestão. "Os dados do paciente vão estar disponíveis em qualquer unidade de saúde,no Brasil inteiro, lembrando que o sistema está sendo simultaneamente construído e implantado as adequações e atualizações são constantes, gerando novas versões, o que exige esforço concentrado dos profissionais de apoio para acompanhar e compreender essas mudanças de forma a dar as orientações adequadas".

Endereço: UFSC - Campus Reitor João David Ferreira Lima - Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
CEP 88040-970 - Caixa Postal 5153 - Tel: (48)3331-7400. Fax: (48)3234 0581. contato@fapeu.org.br
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados