A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 18/01/2022 à 07:01:43
Por: assessoria
Segunda semana do ano registra recorde de novos casos de covid em SC, alerta o Necat
Iniciativa, que faz a análise dos impactos econômicos e sociais causados pela covid no Estado, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que faz a gestão financeira dos recursos do projeto.

O segundo número de 2022 do informe semanal do Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) traz dados que indicam uma “aceleração expressiva” do contágio da covid-19 em Santa Catarina. O relatório do Necat analisou as informações epidemiológicas referentes à semana de 8 a 14 de janeiro deste ano. A iniciativa do Necat, que faz a análise dos impactos econômicos e sociais causados pela covid no Estado, tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que faz a gestão financeira dos recursos do projeto.

 

A parceria que se encerraria em novembro de 2021 foi prorrogada até o final de 2022.“A Fapeu desempenha um importante papel, tanto no sentido de viabilizar a transferência de recursos da conta única da UFSC para serem utilizadas pelo Necat, como no próprio acompanhamento e suporte às atividades do projeto de estudo que estão em andamento”, destaca o professor Lauro Mattei, coordenador geral do Necat.

 

No período de 8 a 14 de janeiro, constatou o Necat no segundo informe deste ano, houve uma significativa mudança no cenário da pandemia no Estado. Foram notificados mais 38.894 casos da doença em apenas sete dias, o que representa um crescimento de 103% em relação à primeira semana de 2022. “Isso significa uma média diária de 5.556 registros da doença, patamar superior as maiores médias verificadas no pico anterior da pandemia que ocorreu entre os meses de fevereiro e abril de 2021”, afirma o documento.

 

Essa situação se reflete no total de casos ativos da doença no Estado, que chegou a 45.915 no dia 14 de janeiro – crescimento de 208% em relação a 8 de janeiro. O aumento de novos casos e do total de casos ativos na semana não teve impacto no número de óbitos, que ficou praticamente estável em relação à primeira semana de janeiro. Ainda assim, mais 41 pessoas perderam a vida em apenas sete dias.


O recorde de novos casos da doença indica a ocorrência de um grande surto de contágio no Estado, promovido pela variante Ômicron do coronavírus. Por isso, de acordo com o levantamento do Necat, ainda são necessárias ações das autoridades estaduais e municipais para reduzir a circulação do vírus, enquanto a população deve seguir as orientações sanitárias vigentes desde o início da pandemia (evitar aglomerações, cuidar da higiene e usar máscara). O boletim é assinado pelo professor Lauro Mattei, coordenador geral do Necat, e a íntegra do documento pode ser acessada em https://abre.ai/necat


* Com informações da Agecom UFSC

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados

. .