A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 15/06/2018 à 02:06:41
Por: Camila Costa da Cunha
Valorização da produção familiar
Cursos de Design e Engenharia de Produção da UFSC dão consultoria a empreendimentos rurais e pesqueiros para que seus produtos e serviços ganhem mais visibilidade

Um projeto conjunto do curso de graduação em Design e dos programas de pós-graduação em Design e em Engenharia de Produçãoda UFSC tem dado apoio importante a 27 empreendimentos rurais e pesqueiros nas regiões de Blumenau, Florianópolis e Joinville (SC). O objetivo é contribuir para que esses negócios tenham melhor inserção no mercado, por meio da valorização identificação de seus produtos. O primeiro passo da consultoria foi um diagnóstico sobre o estágio de cada participante quanto a competitividade, diferenciação e sustentabilidade. Com base nesse diagnóstico, estão sendo definidas ações operacionais e estratégicas. 

A equipe da Universidade Federal orienta os empreendedores no desenvolvimento de identidades visuais (marcas), embalagens e rótulos. Também esclarece sobre registro de marcas e patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), posicionamento em pontos de venda e prospecção de mercados. Apoiado pela Fapeu, o projeto tem como parceiros o Programa SC Rural, iniciativa do governo do Estado para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense; a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e o Banco Mundial. 

Durante a consultoria, os estudantes, professores e extensionistas fazem visitas de imersão em cada empresa participante. Assim, podem observar aspectos culturais, geográficos, sociais e técnicos relevantes para as propostas de mudanças, tanto no produto quanto no serviço. “Tudo isto possibilita um conhecimento mais profundo de cada empreendimento e, consequentemente, a identificação de forma mais precisa das oportunidades de melhoria”, assinala o coordenador-geral do projeto, professor Eugenio Merino.

Parceria produtiva

A equipe tem como coordenadora técnicaa professora Giselle Schmidt, professora da graduação e da pós graduação em Design, e como responsável técnica a mestre em design Marina Cuneo e na assessoria em turismo e território o doutorando Giancarlo Zacchi. Também participam sete estudantes de graduação em design (Adriana Mitozo, Gabriela Karkling, Jéssyka de Souza
Lemos, Otávio Francisco de Oliveira, Carolina Schütz Rosa,Larissa Garcia Lima e Letícia da Luz Fontes Bahr), duas designers (Júlia Marina Cunha e Letícia Takayama)
e os profissionais da Epagri – coordenados por Adriana Tomazi Alves (gerente regional de Florianópolis), junto com Henrry Diniz Petcov (Florianópolis), Dione Benevenutti e Henrique Rett (Blumenau e Joinville) –, além de técnicos locais de cada empreendimento. Desde 2000 os pesquisadores da UFSC atuam junto com a Epagri no apoio à agricultura familiar. 

A Engenharia de Produção tem um papel relevante no projeto, especificamente na parte da ergonomia, ao orientar os produtores sobre os cuidados com a saúde, bem como o projeto e o uso de ferramentas adequadas à realização das atividades. 

Um dos resultados será a publicação do Guia de Referência para o Desenvolvimento de Projetos de Identificação e Valorização, uma síntese didática da condução e execução das ações, que irá possibilitar a sua replicação. O trabalho vem sendo desenvolvido desde 2015, com as visitas realizadas entre novembro de 2016 e julho de 2017. “Estamos na etapa de fazer os protótipos finais para que esses empreendimentos possam aumentar sua visibilidade e inserção ao mercado de forma diferenciada, não em quantidade, mas em qualidade”, informa o professor Merino.

 

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: UFSC - Campus Reitor João David Ferreira Lima - Bairro Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
CEP 88040-970 - Caixa Postal 5153 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados