A FAPEU
NOTÍCIAS
Publicado em 24/02/2020 à 01:02:08
Por: assessoria
Fapeu faz a gestão de evento internacional sobre estudos de gênero
Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (FG12), que, neste ano, deverá reunir mais de 9 mil pessoas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os dias 26 e 31 de junho

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 (FG12), evento promovido desde 1994 e que, neste ano, deverá reunir mais de 9 mil pessoas no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entre os dias 26 e 31 de julho. 

O seminário é uma organização do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC) e, esta edição, sob o tema “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”, pretende dar visibilidade à produção brasileira e sul-americana no campo dos estudos de gênero, feminismos e sexualidades, ao mesmo tempo, possibilitando contatos e intercâmbios internacionais para as pesquisadoras brasileiras e sul-americanas, especialmente.

As inscrições podem ser feitas em http://fazendogenero.ufsc.br/12/ em valores que variam de R$ 30 a R$ 350. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) está organizando o processo de inscrições e fazendo a gestão administrativa e financeira do seminário. “A vinculação do projeto à Fapeu tem um intuito de auxiliar na gestão deste enorme volume de participantes no evento, facilitando a inscrição de pessoas de dentro e de fora do Brasil, já que tem sido uma tradição do Fazendo Gênero contar com muitos congressistas internacionais”, diz Alessandra Brandão, uma das integrantes da coordenação-geral do seminário. 

Neste momento estão abertas as inscrições para a Mostra Audiovisual, para a Mostra de Fotografia e para o lançamento de livros, revistas e materiais didáticos. As inscrições para ouvintes participarem de oficinas e minicursos será realizada a partir de 14 de março.

Programação

Participam da organização do Fazendo Gênero mais de 200 pessoas, entre professoras e estudantes da UFSC e da Universidade de Santa Catarina (Udesc), sindicatos, ONGs e movimentos sociais. O seminário prevê em sua programação conferências, mesas-redondas internacionais interdisciplinares, além de 190 simpósios temáticos, divididos em dois ciclos, ao longo de quatro dias de discussões. 

Além disso, dará espaço para a realização de rodas de conversas e para a reunião de grupos de trabalho, além da apresentação de pôsteres franqueados a estudantes de Graduação e Ensino Médio, com premiação dos melhores trabalhos. Serão abertos espaços também para Mostra de Fotografias, Mostra Audiovisual permanente, bem como para exposições internacionais e atividades artístico-culturais ligadas aos temas do encontro. 

Também foi constituída uma comissão de movimentos sociais, que está organizando a participação destes grupos no evento, a exemplo do que ocorreu na edição anterior, em 2017. E para os dias do evento haverá um espaço permanente de mobilização, circulação, visibilidade e integração entre os movimentos e as pessoas presentes no seminário. 

“A proposta é criar um espaço interdisciplinar de diálogo, trocas e possibilidades de formação de redes transnacionais, que incluam pesquisadora/es, artistas e também ativistas de movimentos sociais, articulando uma aproximação entre a academia e as experiências de mundo marcadas pela diferença e pela diversidade, nos atravessamentos de pesquisa, arte e ativismo”, resume Alessandra Brandão.


Mais informações sobre o FG12 em http://fazendogenero.ufsc.br/12/

Últimas Notícias
Veja mais notícias da categoria >>
Veja outras notícias >>

Endereço: Rua Delfino Conti, s/nº , Campus Universitário, Bairro Trindade
Florianópolis/SC - CEP 88040-370 - Tel: (48)3331-7400. contato@fapeu.org.br
AC Cidade Universitária, Caixa Postal 5153, Bairro Trindade, Florianópolis/SC, CEP 88040-970
CNPJ: 83.476.911/0001-17 - Inscrição Estadual: ISENTO - Inscrição Municipal: 61.274-0
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h
Copyright© FAPEU - Todos os Direitos Reservados